© 2016 IPA BRASIL. Criado por Andréia Luz via WIX.

Contate-nos: +55 11 3255-4563 * contato@ipabrasil.org

                      Rua José Armando Affonseca, 103 (antiga Itambé, 341) 

                      Higienópolis - São Paulo, SP - 01239-001

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

ipa brasil, rede brincar, pelo direito de brincar, artigo 31 ONU, agentes do brincar, mediadores do brincar, agentes do brincar inclusivo, International Play Association, ipa world, direito da criança, estatuto da criança e do adolescente, marilena flores, janine dodge, ipa brasil

Janine Dodge

Presidência e Planejamento estratégico

Atual Presidente da IPA Brasil, Janine é formada em Relações Internacionais pela Universidade de Toronto, possui Mestrado em Administração de Negócios (MBA) e é qualificada como Integral Master Coach™. Atuou por mais de 20 anos como executiva e diretora nas áreas de marketing e responsabilidade social em grandes multinacionais no Brasil, Canadá e Chile, e foi consultora no Banco Interamericano de Desenvolvimento nos Estados Unidos.  É co-autora do livro “A Descoberta do Brincar.

Contato: janinejdodge@gmail.com

Marilena Flores Martins

Co-fundadora e Conselheira

Co-fundadora da IPA Brasil, Marilena é assistente social de formação, foi Secretária adjunta da Assistência Social do Estado de São Paulo, em 2002, e atuou em saúde mental de crianças e adolescentes por vinte e sete anos. Consultora, autora e palestrante na área do brincar, membro honorário da International Play Association e do grupo de trabalho que elaborou o Comentário Geral sobre o Artigo 31 para a ONU. Já publicou dois livros na área do brincar.

Eliana Tarzia Iasi

Secretária

Ex-presidente da IPA Brasil e Supervisora do Projeto Brincar Centro Ludens, professora no curso Agentes do Brincar, realizado em parceria com o Centro Paula Souza. FormaDA EM  Educação Física, pós-graduada em ecoturismo, possui especialização na área da dança como diretora artística, além de atuar como brinquedista no Hospital Samaritano,  de São Paulo.

Contato: elitarzia@gmail.com

Dafne Herrero

Tesoureira

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP pelo Departamento de Saúde Materno Infantil, Mestre pela mesma Universidade, com especializações em Pediatria, Método Neuroevolutivo Bobath, Kinesiotaping, TheraTogs, Práticas de Inclusão, Brincar e a temporalidade do bebê e da criança pequena, Escalas de Avaliação e Follow-up. Experiência nas áreas de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, o Brincar como intervenção e diversão, Escalas de Avaliação e Follow-up, Desenvolvimento Infantil, Tecnologia Assistiva de Baixo Custo e Inclusão Escolar - estratégias e adaptações. Ministra aulas em cursos de Agentes do Brincar Inclusivo.

Contato dafneh@uol.com.br

Joel Junior

Administrador Financeiro

​Contador e especialista em utilização do FGTS no crédito imobiliário pelo Instituto Brasileiro de Finanças. Foi Analista de Repasse e Supervisor Imobiliário no Banco Bradesco e Estagiário contábil na DN Contabilidade; atua na Sabesp e na administração de outras 2 empresas no ramo de eventos.

Contato: financeiro.ipabrasil@gmail.com

Belisa Pereira

Gestora Programa de Capacitação

Pedagoga e também com formação em Secretariado, tornou-se Agente do Brincar pela IPA Brasil em 2012. Atua no Programa de Capacitação de Agentes do Brincar da IPA Brasil desde 2014, com a função de coordenação em 2015/2016 e Gestão de Projeto a partir de 2017. Representou a IPA Brasil no Conselho da International Play Association em países como Colombia, Estados Unidos, Turquia e Suíça - na sede da ONU, e na Africa do Sul como representante do GT de terre des hommes, parceiro da IPA Brasil. 

Contato: belisa.ipabrasil@gmail.com

Jessica Gimenes

Apoio Programa de Capacitação

Psicóloga pela Universidade Cruzeiro do Sul, é Agente do Brincar e foi integrante do Projeto Brincar Centro Ludens em 2013 e 2014. Também possui experiência profissional em brinquedotecas fixas e itinerantes, eventos lúdicos e oficinas sobre o direito de brincar. Jessica atua nas oficinas dos cursos de Capacitação de Agentes do Brincar da IPA Brasil. 

Contato: jessica.ipabrasil@gmail.com

Renata Pereira

Coordenação Técnica Guardiões do Brincar

Formação em Serviço Social, pós graduada em Trabalho Social com Família pela FAPSS. Assistente Social com experiência de 6 anos na área de Criança/Adolescente e família, atuando em terceiro setor. Coordena o curso de Guardiões do Brincar. 

Contato: renatha.ipabrasil@yahoo.com

Priscila Leonel

Comunicação/BLOG

Mestre em Mediação Cultural pelo Instituto de Artes da UNESP. Graduada em Marketing pela USP, em Artes Visuais pela UNESP e é técnica em Museologia pela Escola Técnica Estadual Parque da Juventude.  Atua como professora de Comunicação Museológica e Mediação Cultural Centro Paula Souza e no curso de Qualificação Profissional em Agentes do brincar, e realiza atividades ligadas a comunicação nas mídias sociais da instituição.

Contato: priscila.lleonel@gmail.com

Please reload

EQUIPE DE FORMADORES

Alan Queiroz da Costa

Especialista em Educação Física Escolar, Mestre em Ciências da Motricidade Humana, Pedagogo, Doutorando em Ciências da Comunicação. Tem experiência na área da educação e gestão. Atualmente é Gestor Técnico de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Esportes da PMSP e Pesquisador no NAP Escola do Futuro/USP (ECA-USP). Alan atua em oficinas sobre o brincar e a tecnologia.

Contato: alanqcosta@gmail.com

Aline Lima

Arte educadora formada pela ETEC de Artes, do Centro Paula Souza. Faz parte do núcleo de Educadores da Associação IPA Brasil com a oficina “Brincantança em Movimento”. Faz parte de grupos artísticos que trabalham a cultura popular brasileira atuando como dançarina, percussionista, cantora e atriz.

Contato: aamanciol@hotmail.com

Bruna Leite

Advogada e mestre em estudos da infância e direitos da criança pela Universidade Livre de Berlim. Atualmente trabalha com Terre des Hommes Brasil/Alemanha, que apoia projetos que utilizam o direito de brincar como uma ferramenta para a construção de uma cultura de paz e não violência. Bruna presta consultoria de direitos e ministra oficinas sobre o direito de brincar para IPA Brasil.

Contato: bruna@tdhalemania.org 

Bruno Tarzia Iasi

Graduado pela Los Angeles Music Academy em 2007, vem atuando ativamente dentro do cenário da música instrumental brasileira e em sua divulgação no exterior. Participou da organização do primeiro festival internacional do Mercosul em 2002, e da gravação do disco "DUOS" do guitarrista Lanny Gordin, com a participação de Caetano Veloso, Gal Costa e Arnaldo Antunes. Ministra oficinas de iniciação musical para crianças na área de percussão, além de prestar consultoria musical para projetos da IPA Brasil.

Contato brunoiasi@gmail.com

Carla Ruffo

Deu início à carreira em educação infantil nos Estados Unidos onde residiu por 17 anos. Durante este período, iniciou sua graduação em pedagogia e nutrição na Westchester Community College, NY. Trabalhou em educação infantil como teacher aid por 4 anos na William E Cottle Elementary School, NY. No Brasil, trabalhou na Spice Brincar em Inglês, e em 2012 tornou-se Agente do Brincar pela IPA Brasil, de onde faz parte da equipe desde 2015. Atualmente cursa Licenciatura em Pedagogia.

Contato: carla.ipabrasil@gmail.com

Carlos Sereno

Formado em Educação Artística com especialização em Artes Cênicas. Atualmente lecionando Arte para crianças do Ensino Fundamental I. Aplica oficinas ligadas ao universo dos jogos de mesa e tabuleiro e da narração de histórias, Incentivando o trabalho artístico e a criatividade e a valorizarização da relação interpessoal.

Contato: www.oficinadehistorias.com.br

Daniela Signorini Marcilio

Doutoranda em Educação, mestre em Filosofia no Programa de Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da EACH USP. Desenvolveu a dissertação de mestrado "Brincadeiras Infantis no Município de São Paulo: Penha e Cangaíba entre o passado e o presente", com foco nos temas cultura, brincar, espaço urbano e memória. Aluna da primeira turma do curso de Agentes do Brincar, parceria da IPA Brasil com Centro Paula Souza e terre des hommes, tornou-se oficineira do mesmo curso a partir de 2016.

Contato: daniela.signorini.marcilio@gmail.com

Fábio Lisboa

Contador de Histórias e Palestrante há mais de 13 anos. Graduado em Comunicação Social/ESPM e Letras/USP. Desde 2003, Ludoeducador e formador pela IPA-Brasil e, em 2017/18, membro do conselho consultivo. Mediador de Leitura formado pelo CENPEC. Pós-graduado em A Arte de Contar Histórias: abordagens poéticas, literária e performática. Autor de livros infantis premiados (WMF Martins Fontes, Pearson Education), co-autor de livro referência sobre contação de histórias (Ed. SESC), colaborou em diversas publicações da IPA-Brasil, inclusive com o grupo de trabalho que fez parte da elaboração do Comentário Geral sobre o Artigo 31 da Convenção dos Direitos Humanos para a ONU. Desenvolve projetos em universidades, empresas, escolas, ONGs, órgãos governamentais , SESCs, TV Cultura. Escreve periodicamente em: www.contarhistorias.com.br.   

Contato: fabio.lisboa@imagineprojetos.com

Irene Quintáns

Arquiteta, dinamiza o pensamento crítico infantil e adulto sobre temas urbanos através da Red OCARA, da que é diretora e curadora. Assessora a implementação de projetos e políticas públicas urbanas focadas na infância. Participou da Urbanização de Paraisópolis (Secretaria de Habitação). 

Contato: http://www.redocara.com/

Mariane de Carvalho Silva

Psicóloga e especializada na área social e de educação, já atuou como educadora, psicóloga clínica e orientadora educacional. Foi coordenadora técnica do Projeto Brincar Centro Ludens em 2013 e 2014, e hoje atua em projetos específicos e nas oficinas dos cursos de Capacitação de Agentes do Brincar da IPA Brasil.

Contato: marics_nani@hotmail.com

Mina Regan

Graduada em serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1973). Ministra aulas sobre o Brincar Inclusivo e consultora autônoma, tendo prestado serviços a Sorri Brasil e AMANKAY Estudos e Pesquisas Científicas. É Membro Honorário do Conselho Científico do Instituto APAE/SP. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social da Educação e Saúde.

Contato: minaregen@uol.com.br

Rodrigo Scarcello

Músico e compositor. Compõe e produz trilhas sonoras para vídeo e teatro, além de se apresentar ao vivo com bandas de diversos estilos e sonorizar contações de histórias. Trabalha com a musicalização de crianças de 2 a 5 anos e atua junto à IPA Brasil em oficinas sobre brincadeiras musicais.

Contato: rscarcello@gmail.com

Please reload