Buscar

A IPA Brasil está em clima de festa!

- Marilena Flores Martins -




Estamos comemorando mais um aniversário e, com ele, a maturidade da nossa organização. Ela iniciou seus primeiros passos no ano de 1997 quando, em nosso país, o direito de brincar ainda nem era reconhecido como tal e as próprias crianças, principais interessadas também o desconheciam.



A IPA como organização internacional promove, protege e preserva o direito de brincar das crianças em todo o mundo, desde 1961. No Brasil, desde 1997, nós temos atuado no sentido de informar, capacitar e mobilizar as mais diversas pessoas para oferecer as oportunidades que as crianças precisam para assegurar o seu direito de brincar. Nosso trabalho sempre se fundamentou em pesquisas científicas que vêm comprovando a importância da Brincadeira no desenvolvimento integral das crianças. A mais recente delas, da própria Organização Mundial de Saúde (OMS) (https://www.ipabrasil.org ).



A constatação científica de que o brincar desenvolve as inúmeras competências que preparam as crianças para uma vida bem sucedida, tem embasado as nossas ações. Elas contemplam cinco áreas fundamentais: sociais, físicas, criativas, intelectuais e emocionais. Essas habilidades se iniciam ainda nos primeiros meses de vida e se aperfeiçoam durante a vida toda mas, o quanto antes forem estimuladas, mais efetivo e duradouro será esse desenvolvimento. Brincar é o comportamento da criança, sendo inerente à sua natureza, mas precisa ser estimulado, apoiado e protegido.




O nosso foco tem sido o de mudar paradigmas obsoletos, que ainda permeiam as diferentes áreas de atuação com e para crianças, em nosso país. Mudanças efetivas só acontecem quando todos os públicos são capacitados no tema e se mobilizam para torná-lo realidade. Esse foi o principal motivo que nos levou a criar diversos conteúdos para diferentes públicos, pois o direito inerente das crianças às brincadeiras ainda precisa ser conhecido e protegido por todos, incluindo aí os gestores públicos, os legisladores, os profissionais de diferentes áreas, além de pais e familiares. Precisa ser fruto de um consenso, para que elas cresçam mais saudáveis e felizes!.



Finalizando, gostaríamos de lembrar que a IPA Brasil somos nós e que nós somos IPA Brasil, por uma sociedade mais humana e solidária! Parabéns a todos que compartilham conosco dos mesmos ideais


31 visualizações

Contate-nos:

+55 11 3255-4563  - contato@ipabrasil.org

Rua José Armando Affonseca, 103 (antiga Itambé, 341) 

Higienópolis - São Paulo, SP - 01239-001

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2016 IPA BRASIL. Criado por Andréia Luz via WIX.

ipa brasil, rede brincar, pelo direito de brincar, artigo 31 ONU, agentes do brincar, mediadores do brincar, agentes do brincar inclusivo, International Play Association, ipa world, direito da criança, estatuto da criança e do adolescente, marilena flores, janine dodge, ipa brasil