Buscar

Crianças que crescem em espaços urbanos verdes têm melhor desempenho escolar

Atualizado: 15 de Out de 2018

- Marilena Flores Martins -





As crianças que crescem perto dos espaços verdes urbanos provavelmente terão melhor desempenho escolar, de acordo com um novo relatório científico do British Journal of Educational Psychology.


O espaço verde tem um "papel positivo no funcionamento cognitivo", uma vez que memória de trabalho espacial está fortemente relacionada com o desempenho escolar das crianças, particularmente em matemática.

Essa é a conclusão dos pesquisadores do Instituto de Educação da University College London, que analisaram as memórias de trabalho de mais de 4.700 crianças de 11 anos em diferentes áreas urbanas da Inglaterra. Eles descobriram que aqueles que vivem em lugares com mais espaços verdes superaram as dos seus colegas.




Testes de memória espacial


As medições foram feitas usando testes de memória visual e espacial, em computadores. As crianças foram solicitadas a procurar fichas escondidas em caixas coloridas exibidas na tela, sem retornar a uma caixa onde um token havia sido encontrado anteriormente. Tornou-se cada vez mais difícil à medida que o número de caixas aumentava.

Os pesquisadores analisaram o número de erros cometidos e descobriram que não apenas crianças de bairros com mais espaço verde cometeram menos erros, mas também eram mais propensas a ter origens socioeconômicas mais altas e também participar de esportes. O professor Eirini Flouri, o dr. Efstathios Papachristou e a dra. Emily Midouhas realizaram o estudo.

Flouri disse: “Nossas descobertas sugerem um papel positivo do espaço verde no funcionamento cognitivo. A memória de trabalho espacial é uma importante habilidade cognitiva que está fortemente relacionada com o desempenho escolar em crianças, particularmente o desempenho em matemática.



“Se a associação que estabelecemos entre o espaço verde da vizinhança e a memória de trabalho espacial das crianças é causal, então nossas descobertas podem ser usadas para informar decisões sobre educação e planejamento urbano.”



Publicado pela primeira vez em Child in The City Newsletter-04/10/2018.

21 visualizações

Contate-nos:

+55 11 3255-4563  - contato@ipabrasil.org

Rua José Armando Affonseca, 103 (antiga Itambé, 341) 

Higienópolis - São Paulo, SP - 01239-001

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2016 IPA BRASIL. Criado por Andréia Luz via WIX.

ipa brasil, rede brincar, pelo direito de brincar, artigo 31 ONU, agentes do brincar, mediadores do brincar, agentes do brincar inclusivo, International Play Association, ipa world, direito da criança, estatuto da criança e do adolescente, marilena flores, janine dodge, ipa brasil