PROJETO  BRINCAR - CENTRO LUDENS

 

Em 09 de Maio de 2013, a IPA Brasil inaugurou as instalações do Projeto Brincar Centro Ludens, em parceria com a ONG Terre des hommes Brasil e com o CIC – Centro de Integração da Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania/SP.

 

Em sua proposta inicial, o projeto visa contribuir para a defesa do direito de brincar, capacitando jovens e adultos que atuam com crianças no Programa de Capacitação, utilizando as atividades lúdicas, esportivas e artísticas, como instrumento de educação para a vida. O projeto inclui ainda atendimento em brinquedoteca inclusiva, com os Agentes do Brincar capacitados pela IPA Brasil.

 

Entre os anos de 2013 e 2014, o Projeto Brincar Centro Ludens foi integrante do Programa "A chance to Play / O direito de brincar", iniciativa da ong Terre des hommes nos países que recebem a Copa Do Mundo de Futebol. Para saber mais informações sobre este programa, acesse o site. Neste mesmo período, o CIC – Centro de Integração da Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania/SP, concedeu espaço físico como sede para a brinquedoteca inclusiva, além de permitir que IPA Brasil realizasse cursos gratuitos no Programa de Capacitação e eventos lúdicos no local. 

 

A partir de 2015, o Projeto Brincar Centro Ludens possui um novo formato. Hoje, a parceria consolidada com a ong Terre des hommes Brasil nos permite realizar o Programa de Capacitação em sistema itinerante, trazendo também uma nova linha de base profissionalizante para estes cursos. 

 

O convênio, agora consolidado, com o CIC – Centro de Integração da Cidadania, fará com que a brinquedoteca inclusiva continue localizada no PEFI - Parque Estadual Fontes do Ipiranga, reserva estadual que conta com espaços de esportes e lazer voltados para a comunidade. A instalação da brinquedoteca nesse local privilegiado sob o ponto de vista dos recursos naturais, e a parceria com programas representativos para a defesa dos direitos humanos, vem de encontro à missão institucional da IPA Brasil e contribuirá para a consolidação dos nossos objetivos, promovendo os benefícios do brincar para o desenvolvimento infantil, oferecendo de forma continuada informações qualificadas sobre o tema, para todos os públicos.

 

O local ainda poderá receber eventos e encontros da IPA Brasil em parceria com o Governo do Estado e CIC - Centro de Integração da Cidadania. 

 

Para maiores informações sobre o Projeto Brincar Centro Ludens, entre em contato com a IPA Brasil.

© 2016 IPA BRASIL. Criado por Andréia Luz via WIX.

Contate-nos: +55 11 3255-4563 * contato@ipabrasil.org

                      Rua José Armando Affonseca, 103 (antiga Itambé, 341) 

                      Higienópolis - São Paulo, SP - 01239-001

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

ipa brasil, rede brincar, pelo direito de brincar, artigo 31 ONU, agentes do brincar, mediadores do brincar, agentes do brincar inclusivo, International Play Association, ipa world, direito da criança, estatuto da criança e do adolescente, marilena flores, janine dodge, ipa brasil

Projeto Brincar Ludens IPA Brasil