Publicações - IPA Brasil

Como fazer um dia do brincar em casa?
O Brincar em casa mobiliza toda a família e cria uma nova visão das relações familiares, ressignificando os espaços da casa e motivando seus moradores a ocupá-los de maneira criativa. Também busca fortalecer os vínculos familiares e a proteção do direito de brincar.
O Direito de Brincar
No dia 29 de novembro de 2013, o Programa A Chance To Play / O Direito de Brincar, lançou a versão impressa do guia "O Direito de Brincar".
Concebido pelo Programa "A chance to play", África do Sul, e devidamente ampliada e adaptada às necessidades do Brasil, o guia procura estimular a criação de oportunidades lúdicas e contribuir para a efetivação do direito de brincar. À versão brasileira foram incorporadas questões presentes no contexto social do país, bem como o importante avanço e reconhecimento internacional do direito de brincar, alcançado no início de 2013 com a publicação do Comentário Geral sobre o Artigo 31.
O guia é mais um fruto da parceria entre IPA Brasil e terre des hommes, além da colaboração de parceiros.
Artigo 31 da Convenção dos
Direitos da Criança
O Desenvolvimento Infantil e o Direito de Brincar
Lançado em abril de 2013, o guia bilíngue - português e inglês - foi desenvolvido para que as pessoas conheçam melhor o Artigo 31 da Convenção das Nações Unidas Sobre os Direitos da Criança, do qual a IPA Brasil e a International Play Association baseam sua missão de proteger, promover e preservar o direito de brincar.
Brincar é preciso!
Autora Marilena Flores Martins. Revisão Janine Dodge (2019)
A proposta desse trabalho é fazer com que os adultos não se esqueçam da responsabilidade de garantir o direito das crianças brincarem. Para muitos pode até parecer óbvio - criança tem o direito de brincar, mas ao refletir um pouco mais sobre a sociedade atual, percebe-se diversos fatores que limitam ou usurpam esse direito das crianças.
O manual, lançado em 2009 e com versão atualizada em 2019, apresenta dicas e informação sobre o brincar, que certamente provocarão momentos de alegria, descontração e companheirismo.
IPA Brasil indica:
Gigi e sua tesoura mágica
Autora Marilena Flores Martins
Publicado em 24 de novembro de 2014, o livro conta a história de uma menina especial que morava com sua avó, uma costureira que utilizava os retalhos de tecidos para fazer bonecas de pano lindas e que encantavam Gigi.
Para adquirir entre em contato com Editora Evoluir.
Cidadania é preciso
Autora Marilena Flores Martins
Em 2012, a IPA Brasil, novamente em parceria com Editora Evoluir Cultural, apresenta o tema da Cidadania por meio de uma brincadeira de contação de histórias.
As crianças conhecem e vivenciam situações que as levam ao exercício da cidadania e dos direitos, com os deveres de respeito às diferenças, de cuidado com o outro e com o meio ambiente. Ela cria as estações correspondentes aos direitos básicos preconizados na nossa Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente de forma a aproximar temas tão complexos à realidade das crianças.
Para adquirir entre em contato Editora Evoluir.
Entrevista Brincar Livre
Com Marilena Flores Martins para Itaú Social
Entrevista com a nossa co-fundadora Marilena Flores Martins sobre diversos temas que envolvem o brincar livre:
Parte 1: Por que brincar?
Parte 2: Tecnologia e o brincar, falando também sobre a estimulação para bebês
Parte 3: o brincar e a leitura.

Três Princípios para Obter Resultados Melhores para as Crianças e as Famílias
Nesta publicação do Centro para o Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard (2017), vemos um estudo unindo ciência, política e a prática em 3 princípios que utilizam o brincar como estratégia para o desenvolvimento integral e saudável.
Guardiões do Brincar: Uma experiência de capacitação de idosos sobre o brincar em São Paulo - Brasil
Participação de Janine Dodge, membro da nossa diretoria, no Porch Play Chats promovido pela IPA USA - uma conversa com pessoas apaixonadas por brincar. Conteúdo em Inglês com opção de legenda simultânea em português pelo Youtube.
Erês e Kunumins: Brincar, Educar e Rexistir
Realizado por Geledés Instituto da Mulher Negra, com apoio de Porticus Latin America
Qual o impacto do racismo nos primeiros anos de vida de crianças negras, indígenas, quilombolas e de terreiro? Como podemos pensar estratégias pedagógicas e políticas públicas que permitam o pleno desenvolvimento dessas crianças? Essas são as respostas buscadas pela produção audiovisual “Erês e Kunumins: Brincar, Educar e (R)existir”.

Brincar é mais do que diversão
Com Stuart Brown para TEDx
Um pioneiro na investigação do brincar, Stuart Brown diz que o humor, os jogos, as zangas, os namoricos e a fantasia são mais do que diversão. Brincar muito na infância cria adultos felizes e inteligentes — e manter a diversão pode tornar-nos mais inteligentes em qualquer idade.
