Publicações - IPA Brasil
O Direito de Brincar
No dia 29 de novembro de 2013, o Programa A Chance To Play / O Direito de Brincar, lançou a versão impressa do guia "O Direito de Brincar".
Concebido pelo Programa "A chance to play", África do Sul, e devidamente ampliada e adaptada às necessidades do Brasil, o guia procura estimular a criação de oportunidades lúdicas e contribuir para a efetivação do direito de brincar. À versão brasileira foram incorporadas questões presentes no contexto social do país, bem como o importante avanço e reconhecimento internacional do direito de brincar, alcançado no início de 2013 com a publicação do Comentário Geral sobre o Artigo 31.
O guia é mais um fruto da parceria entre IPA Brasil e terre des hommes, além da colaboração de parceiros.
Artigo 31 da Convenção dos
Direitos da Criança
O Desenvolvimento Infantil e o Direito de Brincar
Lançado em abril de 2013, o guia bilíngue - português e inglês - foi desenvolvido para que as pessoas conheçam melhor o Artigo 31 da Convenção das Nações Unidas Sobre os Direitos da Criança, do qual a IPA Brasil e a International Play Association baseam sua missão de proteger, promover e preservar o direito de brincar.
Brincar é preciso!
Autora Marilena Flores Martins. Revisão Janine Dodge (2019)
A proposta desse trabalho é fazer com que os adultos não se esqueçam da responsabilidade de garantir o direito das crianças brincarem. Para muitos pode até parecer óbvio - criança tem o direito de brincar, mas ao refletir um pouco mais sobre a sociedade atual, percebe-se diversos fatores que limitam ou usurpam esse direito das crianças.
O manual, lançado em 2009 e com versão atualizada em 2019, apresenta dicas e informação sobre o brincar, que certamente provocarão momentos de alegria, descontração e companheirismo.