Publicações - IPA Brasil

Como fazer um dia do brincar?

O Dia do Brincar mobiliza pessoas e organizações para uma nova visão dos espaços públicos, motivando-os a ocupa-los de maneira criativa, competente e organizada, voltadas para sua função social sobre o direito de brincar de crianças e adolescentes.

 

1/1
1/1

Como fazer um dia do brincar em casa?

O Brincar em casa mobiliza toda a família e cria uma nova visão das relações familiares, ressignificando os espaços da casa e motivando seus moradores a ocupá-los de maneira criativa. Também busca fortalecer os vínculos familiares e a proteção do direito de brincar.

 

1/1

O Direito de Brincar

No dia 29 de novembro de 2013, o Programa A Chance To Play / O Direito de Brincar, lançou a versão impressa do guia "O Direito de Brincar".

 

Concebido pelo Programa "A chance to play", África do Sul, e devidamente ampliada e adaptada às necessidades do Brasil, o guia procura estimular a criação de oportunidades lúdicas e contribuir para a efetivação do direito de brincar. À versão brasileira foram incorporadas questões presentes no contexto social do país, bem como o importante avanço e reconhecimento internacional do direito de brincar, alcançado no início de 2013 com a publicação do Comentário Geral sobre o Artigo 31.

 

O guia é mais um fruto da parceria entre IPA Brasil e terre des hommes, além da colaboração de parceiros.

1/2

Artigo 31 da Convenção dos
Direitos da Criança

O Desenvolvimento Infantil e o Direito de Brincar

Lançado em abril de 2013, o guia bilíngue - português e inglês - foi desenvolvido para que as pessoas conheçam melhor o Artigo 31 da Convenção das Nações Unidas Sobre os Direitos da Criança, do qual a IPA Brasil e a International Play Association baseam sua missão de proteger, promover e preservar o direito de brincar. 

1/1
 

Brincar é preciso!

Autora Marilena Flores Martins. Revisão Janine Dodge (2019)

A proposta desse trabalho é fazer com que os adultos não se esqueçam da responsabilidade de garantir o direito das crianças brincarem. Para muitos pode até parecer óbvio - criança tem o direito de brincar, mas ao refletir um pouco mais sobre a sociedade atual, percebe-se diversos fatores que limitam ou usurpam esse direito das crianças.

 

O manual, lançado em 2009 e com versão atualizada em 2019, apresenta dicas e informação sobre o brincar, que certamente provocarão momentos de alegria, descontração e companheirismo.

1/1

Guia do Brincar: O Direito de Brincar de todas as crianças

Em 21 de novembro de 2014, sai a publicação da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância, com coordenação do Grupo de Trabalho do Brincar - do qual a IPA Brasil faz parte.

1/1

IPA Brasil indica a leitura

Gigi e sua tesoura mágica

Autora Marilena Flores Martins

Publicado em 24 de novembro de 2014, o livro conta a história de uma menina especial que morava com sua avó, uma costureira que utilizava os retalhos de tecidos para fazer bonecas de pano lindas e que encantavam Gigi. 

Para adquirir entre em contato com Editora Evoluir.

1/1

Cidadania é preciso

Autora Marilena Flores Martins

Em 2012, a IPA Brasil, novamente em parceria com Editora Evoluir Cultural, apresenta o tema da Cidadania por meio de uma brincadeira de contação de histórias.

 

As crianças conhecem e vivenciam situações que as levam ao exercício da cidadania e dos direitos, com os deveres de respeito às diferenças, de cuidado com o outro e com o meio ambiente. Ela cria as estações correspondentes aos direitos básicos preconizados na nossa Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente de forma a aproximar temas tão complexos à realidade das crianças.

Para adquirir entre em contato Editora Evoluir.

1/1

A Descoberta do Brincar

Autoras Maria Angela Barbato Carneiro e Janine Dodge

Esse livro documenta uma pesquisa nacional aprofundada com pais, especialistas e crianças, para mapear e explorar o papel e significado do brincar na família brasileira.

1/1