Dia do Brincar_ETECT2_Andre (36).JPG

Programa de Capacitação

Desde 2000, o Programa de Capacitação da IPA Brasil disponibiliza conteúdo especializado para que adultos ofereçam oportunidades para crianças e adolescentes brincarem livremente, sem qualquer discriminação. 

+ de 27 mil pessoas

capacitadas pela IPA Brasil
Dia do brincar_T6 ETEC_fotos de Dani Abravanel (9).jpg

+49 mil
pessoas

impactadas diretamente por ações da
IPA Brasil

+245 mil
pessoas

impactadas indiretamente por ações da
IPA Brasil
UNOSB.png

Esta oficina, super procurada, é a porta de entrada para nosso Programa de Capacitação! Com objetivo de sensibilizar educadores, profissionais, pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes, buscamos levar conteúdo prático sobre a importância do brincar para o desenvolvimento integral infantil, refletir a respeito dos impeditivos para a implementação do direito de brincar e incentivar a realização de ações concretas para a sua efetivação. 

 

A oficina ao vivo e online tem duração de 2h30. Para ações presenciais, a oficina tem duração de 3 horas. Para todos os públicos, a partir de 18 anos. 

A oficina é gratuita e oferecida pontualmente em ações organizadas pela IPA Brasil para grandes grupos e com parceiros em todo o Brasil.​ 

Sensibilização_ Dani_7.8.19.JPG
SENS_2020_Jade Lopes.jpg

Oficina aplicada em todos os estados do Brasil

Caso queira receber a oficina para grandes grupos em instituições sem fins lucrativos ou órgão público (prefeituras ou secretarias municipais, estaduais e federais), clique aqui.

Para empresas e demais instituições, a oficina é contratada e a IPA Brasil emite Nota Fiscal de serviço. Para contratação e demais informações, entre em contato conosco. 

 
agentes do brincar_color.png

Pioneiro no país, o curso proporciona qualificação profissional no brincar, oferece subsídios teóricos e proporciona oficinas práticas sobre os mais diversos aspectos do brincar, reforçando a importância do brincar para o pleno desenvolvimento infantil. 

O curso pode ser realizado ao vivo e online ou em modalidade presencial, ambos de 170 a 180 horas de duração. Acesse a Programação do Curso.

Para todos os públicos, a partir de 18 anos - para Qualificação Profissional, a exigência é apenas formação de ensino médio. 

IMG_9875.JPG
capacitadas como Agentes do Brincar®

+400
pessoas

O curso é gratuito e oferecido semestralmente. A modalidade de Qualificação Profissional (180h) é realizada junto com Centro Paula Souza do Estado de São Paulo e oferecido em ETECs parceiras. A modalidade Livre (170h) é oferecida pela IPA Brasil com demais parceiros. Ambas modalidades são lideradas pela IPA Brasil, que oferece todo o conteúdo através de sua equipe capacitada e competente.

Se você faz parte de uma instituição pública ou privada, e quer ser parceira da IPA Brasil na realização deste curso, entre em contato conosco

 
Aula 1_Abertura AB Livre 26.04.2022.pptx.pdf (1).png

Baseado nos pilares de identidade, espaços urbanos, cultura e brincar, este curso tem a proposta de estimular o protagonismo e o papel do jovem como fundamental para a cultura de paz na sociedade.

O curso pode ser realizado ao vivo e online ou em modalidade presencial, ambos com 40 horas de duração. 

 

Para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. 

O conteúdo conta com temáticas para relacionar o brincar e a juventude, como autoconhecimento e projetos de vida, metodologias participativas, inclusão e igualdade de oportunidades de gênero, raça e múltiplas deficiências, brincar com tecnologia, na natureza, na cidade e em espaços culturais, além da entrega de um trabalho final sobre ações efetivas com relação da juventude e o brincar. 

WhatsApp Image 2022-05-30 at 21.56.28 (1).jpeg

+70
jovens formados

O curso é gratuito e oferecido pontualmente em ações organizadas pela IPA Brasil e núcleo IPA Jovem. Caso queira realizar a inscrição de pessoas físicas livres ou pequenos grupos que trabalhem em instituições sem fins lucrativos ou órgãos públicos (prefeituras ou secretarias municipais, estaduais e federais).

Para empresas e demais instituições, o curso pode ser contratado e a IPA Brasil emite Nota Fiscal de serviço. Para contratação e demais informações, entre em contato conosco. 

 
mediadores_inclusivos_color.png

Com enfoque na inclusão de pessoas com deficiência, possibilita ao aluno participante um novo olhar sobre o brincar inclusivo, direcionando-o ao pensamento e ação criativos no que se refere ao direito da criança ao brincar.

 

O curso pode ser realizado ao vivo e online ou em modalidade presencial, ambos com 32 horas de duração. Para todos os públicos, a partir de 18 anos. 

 

O conteúdo conta com oficinas para apoio à inclusão de crianças com deficiência pelo brincar, através de contexto histórico, desenvolvimento humano, empatia e sentido de inclusão a todos, jogos, brinquedos e brincadeiras inclusivas, arte e cultura e inclusão pela natureza, além da entrega de um trabalho final sobre ações efetivas para o brincar inclusivo.

O curso é gratuito e oferecido pontualmente em ações organizadas pela IPA Brasil.

 

Caso queira realizar a inscrição de pessoas físicas livres ou pequenos grupos que trabalhem em instituições sem fins lucrativos ou órgãos públicos (prefeituras ou secretarias municipais, estaduais e federais).

 

Para empresas e demais instituições, o curso pode ser contratado e a IPA Brasil emite Nota Fiscal de serviço. Para contratação e demais informações, entre em contato conosco.

Dia do Brincar Inclusivo_2018_fotos Sheila FCVNC (11).JPG.jpg
Dia do Brincar Inclusivo_2018_fotos Leticia (6).jpeg

Brincar é para todos

 
sementes do brincar_color.png

Com o objetivo de expandir o alcance da capacitação qualificada sobre o brincar, proporcionando a participação e a colaboração entre organizações e indivíduos espalhados pelo país. Para todos os públicos, a partir de 18 anos.

Utilizando a oficina “Um novo olhar sobre o brincar” como base, a plataforma possui vídeos e cursos de curta duração com objetivo de sensibilizar educadores, profissionais, pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes, propiciando reflexões sobre a importância do brincar para o desenvolvimento integral infantil, os impeditivos para a implementação do direito de brincar e propostas de ações para a sua efetivação. 

A plataforma é gratuita e está em fase de finalização.

 

Fique de olho na @redebrincar no Instagram e Facebook e em nosso site para novas informações.

Fotos Vale2 (7).jpeg
Fotos Vale2 (5).jpeg

Em
Breve

Em
Breve

 
Aula 1_Abertura AB Livre 26.04.2022.pptx.pdf (6).png

Focado no público idoso, o curso fomenta a integração social e intergeracional realçando o papel único que o idoso têm na realização do direito das crianças ao brincar, pelos seus conhecimentos e experiência de vida, além dos vínculos familiares e comunitários.

O curso é realizado preferencialmente na modalidade presencial, com 52 horas de duração. 

Para público idoso, a partir de 60 anos. 

O conteúdo é dividido em 3 módulos, proporcionando ao idoso um novo olhar sobre o brincar através de oficinas lúdicas que tratam sobre "Brincar, arte e cultura" (Módulo 1), "Autoconhecimento e direitos humanos" (Módulo 2) e "Protagonismo comunitário" (Módulo 3). 

GB_2019_Rodrigo_Encerramento (4).JPG
Guardiões 1.jpg

Este curso não é oferecido gratuitamente dentro do Programa de Capacitação, sendo criado para que instituições e demais órgãos públicos e/ou privados ofereçam a formação específica para o público idoso. Para contratação do curso, a IPA Brasil emite Nota Fiscal de serviço. Entre em contato conosco.

 
Aula 1_Abertura AB Livre 26.04.2022.pptx.pdf (3).png

Possibilita ao participante uma melhor reflexão sobre o brincar e como proporcionar meios para o brincar livre e para atividades culturais, para a efetivação do direito de brincar. Para todos os públicos, a partir de 18 anos.

 

O curso pode ser realizado ao vivo e online ou em modalidade presencial, ambos com mínimo de 16 horas e máximo de 52 horas de duração. 

Fotos Vale (5).jpeg
IMG-20191013-WA0022.jpg

Conteúdo de acordo com o interesse de sua equipe

Este curso não é oferecido gratuitamente dentro do Programa de Capacitação, sendo criado para que instituições e demais órgãos públicos e/ou privados recebam a formação de acordo com suas necessidades e demandas. Para contratação do curso, a IPA Brasil emite Nota Fiscal de serviço. Para demais informações, entre em contato conosco.