Buscar

Os pais como mediadores no brincar

- Mariana Santana de Sousa Santos Curvelo -





O brincar, ah o brincar é fascinante, o brincar é o momento de liberdade e de rico aprendizado! É durante o momento da brincadeira que a criança (adquiri) adquire confiança em si mesmo mesma, auto estima, entre muitos outros benefícios.



Nos leva a lugares inimagináveis, proporciona vivências maravilhosas, pois durante um momento de brincadeira a criança pode ser o que desejar: fada, príncipe, princesa, sapo ,herói e até um abacaxi, se quiser.

Para a criança,



"O brincar é a atividade principal do dia-a-dia" (KISHIMOTO, 2010 p.1)




Porém, como diz Sigmund Freud ¨ ao crescer as pessoas param de brincar e parecem renunciar ao prazer que obtinham do brincar¨ (Freud,1976,pg151), e assim se tornam saudosistas daqueles momentos de diversão e, por muitas vezes, acreditam que o brincar não faz mais parte de sua vida; e que brincar é coisa de criança . Mas, ao se tornarem adultos e se tornarem pais, a brincadeira volta a fazer parte de sua rotina, de seu dia a dia. Seus filhos necessitam de sua presença durante esses momentos e através desses momentos juntos eles criam um vínculo maior e mais significativo de confiança e de segurança. Nota-se (notasse) a partir disto a importância dos pais como mediadores do brincar.

A importância dos pais como mediadores no brincar



Os benefícios do brincar para o desenvolvimento da criança são muitos. O brincar ajuda no raciocínio ,na memória, no convívio social, na imaginação, na linguagem, fortalece a autoestima e auxilia tanto na saúde física como mental .São muitos os benefícios que o brincar proporciona na vida do ser humano e, quando se trata do brincar entre pais e filhos, eles se tornam ainda mais significativos, pois ¨ao estimular as crianças durante a brincadeira os pais tornam-se mediadores do processo de construção e conhecimento¨(CARNEIRO,eDODGE,2008,p80).


Essa mediação se torna fundamental para a formação de vínculos afetivos, tornando essa relação efetivamente mais acolhedora, estreitando esse vínculo entre pais e filhos. Assim a criança se sente mais segura, confiante e feliz. ¨Ao ajudar a estabelecer relações de confiança entre pais e filhos, o brincar contribui para promover o equilíbrio físico e emocional¨(CARNEIRO ,e DOUGE,2008 p81).

Mas sabemos que diante da vida corrida e agitada de muitos pais, nem sempre esses momentos são comuns e recorrentes, mas ante a tantos benefícios desse vinculo criado através do brincar, a conscientização sobre essa mediação se faz necessária. Afinal o brincar contribui para um desenvolvimento saudável e a criança que brinca com seus pais se torna mais segura e resiliente.

Durante a pesquisa para o livro “A Descoberta do brincar” os entrevistados relatavam dificuldades para ter esse tempo livre para serem mediadores em brincadeiras com seus filhos, o que é comum se ouvir nos dias de hoje, onde a vida cotidiana exige que pais e filhos fiquem distantes por muitas horas, durante o dia, devido a seus trabalhos, dificultando incluir esse tempo em suas rotinas.


Sendo assim, outras pessoas como educadores e cuidadores acabam exercendo essa mediação do brincar. Para as autoras desse livro mesmo que educadores ou terceiros cumpram, até certo ponto, essa função ¨é fundamental encontrar formas de ajudar os pais a inserir o brincar nas rotinas cotidianas com seus filhos¨ (CARNEIRO,eDODGE,2008,p83) .

Para finalizar, ainda que há grandes passos a serem dados nesta questão, faz-se fundamental encontrar maneiras para que pais possam encontrar espaços em suas rotinas para esses momentos tão fundamentais para o desenvolvimento de seus filhos.

Conclusão

Através dessa breve e bem sucinta discussão sobre a importância dos pais como mediadores no brincar, conclui-se que, embora a criança brinque sozinha, ou mesmo se socialize com outras crianças, ou seja mediada por professores durante brincadeiras, a participação dos pais no brincar, agindo como mediadores, faz-se extremamente necessária, pois fortalece o vínculo afetivo, tornando seus filhos crianças mais resilientes, confiantes, seguras e contribui assim para um desenvolvimento saudável tanto físico como mental de seus filhos.

71 visualizações

Contate-nos:

+55 11 3255-4563  - contato@ipabrasil.org

Rua José Armando Affonseca, 103 (antiga Itambé, 341) 

Higienópolis - São Paulo, SP - 01239-001

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle

© 2016 IPA BRASIL. Criado por Andréia Luz via WIX.

ipa brasil, rede brincar, pelo direito de brincar, artigo 31 ONU, agentes do brincar, mediadores do brincar, agentes do brincar inclusivo, International Play Association, ipa world, direito da criança, estatuto da criança e do adolescente, marilena flores, janine dodge, ipa brasil