top of page

A IPA Brasil está em clima de festa!

- Marilena Flores Martins -




Estamos comemorando mais um aniversário e, com ele, a maturidade da nossa organização. Ela iniciou seus primeiros passos no ano de 1997 quando, em nosso país, o direito de brincar ainda nem era reconhecido como tal e as próprias crianças, principais interessadas também o desconheciam.



A IPA como organização internacional promove, protege e preserva o direito de brincar das crianças em todo o mundo, desde 1961. No Brasil, desde 1997, nós temos atuado no sentido de informar, capacitar e mobilizar as mais diversas pessoas para oferecer as oportunidades que as crianças precisam para assegurar o seu direito de brincar. Nosso trabalho sempre se fundamentou em pesquisas científicas que vêm comprovando a importância da Brincadeira no desenvolvimento integral das crianças. A mais recente delas, da própria Organização Mundial de Saúde (OMS) (https://www.ipabrasil.org ).



A constatação científica de que o brincar desenvolve as inúmeras competências que preparam as crianças para uma vida bem sucedida, tem embasado as nossas ações. Elas contemplam cinco áreas fundamentais: sociais, físicas, criativas, intelectuais e emocionais. Essas habilidades se iniciam ainda nos primeiros meses de vida e se aperfeiçoam durante a vida toda mas, o quanto antes forem estimuladas, mais efetivo e duradouro será esse desenvolvimento. Brincar é o comportamento da criança, sendo inerente à sua natureza, mas precisa ser estimulado, apoiado e protegido.




O nosso foco tem sido o de mudar paradigmas obsoletos, que ainda permeiam as diferentes áreas de atuação com e para crianças, em nosso país. Mudanças efetivas só acontecem quando todos os públicos são capacitados no tema e se mobilizam para torná-lo realidade. Esse foi o principal motivo que nos levou a criar diversos conteúdos para diferentes públicos, pois o direito inerente das crianças às brincadeiras ainda precisa ser conhecido e protegido por todos, incluindo aí os gestores públicos, os legisladores, os profissionais de diferentes áreas, além de pais e familiares. Precisa ser fruto de um consenso, para que elas cresçam mais saudáveis e felizes!.



Finalizando, gostaríamos de lembrar que a IPA Brasil somos nós e que nós somos IPA Brasil, por uma sociedade mais humana e solidária! Parabéns a todos que compartilham conosco dos mesmos ideais


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page