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Brinquedo

- CAROLINE FUKUMOTO -


Segundo o Dicionário Houaiss, o verbete brinquedo significa objeto de brincar, mas também se refere a jogo, distração. Entretanto, para melhor compreensão trazemos a fala de Gilles Brougére no que diz respeito à brincadeira, A função do brinquedo é a brincadeira. Mas, desse modo, definimos um uso preciso.

A brincadeira não pertence à ordem do não funcional. Por detrás da brincadeira, é muito difícil descobrir uma função que poderíamos descrever com precisão: a brincadeira escapa a qualquer função precisa e é, sem dúvida, esse fato que a definiu, tradicionalmente, em torno das ideias de gratuidade e até de futilidade. E na verdade, o que caracteriza a brincadeira é que ela pode fabricar seus objetos, em especial, desviando de seu uso habitual os objetos que cercam a criança, além do mais, é uma atividade livre que não pode ser delimitada. Ainda de acordo com o pesquisador Gilles Brougére (2010) há uma distinção entre brinquedo e jogo. O jogo possui uma função específica, como por exemplo, o princípio de construção (encaixe e montagem) para peças de um jogo de construção. Por outro lado, o brinquedo é um “objeto que a criança manipula livremente sem estar condicionado às regras ou a princípios de utilização de outra natureza”. O brinquedo é relacionado a um objeto infantil, enquanto o jogo pode ser relacionado a crianças e adultos.

“Os objetos lúdicos dos adultos são chamados exclusivamente de jogos, assim pela sua função lúdica”. De acordo com Daniela Girotto (2013), o brinquedo foi se modificando com o passar dos séculos. Ele passou de ritualístico e sagrado para as festas do cotidiano mais relacionado ao momento de lazer e diversão das crianças. Ele deixou de ser manufaturado artesanalmente e transmitido de geração em geração, os brinquedos passam a ser industrializados e incorporar aspectos tecnológicos em alguns casos.

Nesse contexto, o brinquedo pode servir para exercitar algumas competências necessárias a uma sociedade ou pode servir ao entretenimento. Alguns brinquedos atuais são objetos de diversão, entretenimento, conhecimento, relação da criança com o mundo, é como se o brinquedo fosse completo, mas sabemos da necessidade de aprender a brincar com o outro. Aprendemos a brincar com nossos pais, e nossas brincadeiras estão dentro de um contexto cultural de uma determinada sociedade.


Por esta razão achamos importante destacar um parágrafo do texto de Daniela Girotto que explica o que é humanização Humanização aqui refere-se ao aculturamento, à civilidade, à

capacidade de relacionar-se e identificar-se com os outros de seu entorno, compreendendo seus valores, suas regras e fazendo parte de um grupo social. Para isso é preciso o convívio em diferentes grupos, seja família ou a escola, a constituição de relações significativas suficientemente duradouras e profundas.

Acreditamos que o brincar pode proporcionar essa humanização as crianças para que se tornem adultos saudáveis, contribuindo para formação de uma sociedade mais sadia. O brincar pode ser uma forma de curar muitos males modernos, a brincadeira também pode ser considerada uma forma de revolução da criança - menção da fala de Lygia Hortélio no filme Tarja Branca.


Tipos de brinquedos


A partir de pesquisa levantamos a existência de muitos tipos de brinquedo. São inúmeras possibilidades de categorização. A seguir indicaremos o nome da categoria, breve descrição e fonte.



Jogos x brinquedo (Gilles Brougére)

O jogo possui regras e o brinquedo pode ser manipulado livremente.


Jogos de escolha (Adriana Klisys)

São formas de decidir quem começa um jogo. Ex: Lá em cima do piano, par ou ímpar, jô quem pô etc.


Jogos de faz de conta (Adriana Klisys)

Jogo inventado pela criança caracterizado pela capacidade de representar, simbolizar. Faz de conta que eu era uma fada, bruxa, princesa etc. Ex: um saquinho de leite ser um bebê.


Jogos de habilidade e destreza (Adriana Klisys)

Jogos relacionados à construção e aperfeiçoamento de suas habilidades motoras e relacionais. Ex: pular elástico, corda, jogar pião e bolinha de gude etc.


Jogos de tabuleiro, dados e cartas (Adriana Klisys)

São jogos que utilizam objetos como tabuleiro, dados e cartas para seu desenvolvimento entre os participantes.


Curiosidades: